Cenários e Permissões – Geo Colaborativo via Internet

users_permissionsOs Cenários do Geocloud são onde os usuários passam a maior parte de seu tempo, trabalhando nos dados das layers, vetorizando, filtrando, navegando nos mapas base e temas de referência. Eles são a interface do usuário com seus dados. Parece difícil? Aparências enganam…

 

Ao criar um Cenário, devem ser especificadas algumas informações, como Nome, Coordenada Inicial, Zoom Inicial, Mapa Base e Permissões.

Captura de tela 2014-09-23 16.43.46

As permissões de um cenário indicam quais usuários podem acessá-lo. Caso o usuário não tenha permissão, o cenário nem aparecerá em sua lista. Estas permissões são válidas para usuários dos Papéis “Usuário Avançado”, “Usuário GIS” e “Usuário”. Administradores visualizam todos os cenários, não sendo aplicadas permissões.

Captura de tela 2014-09-23 16.43.51

Em um cenário, o usuário tem os seguintes componentes:

  • Layers: São representações de uma feição. Podem ser filtradas e tem sua simbologia mudada da layer original, exibindo diferentes visões dos dados da Layer. Podem haver inúmeras layers da mesma feição em um cenário. Ao apagar uma layer, a feição original não é apagada;
  • Temas de Referência: São serviços WMS e de Cache de Tiles disponíveis para sobreposição sobre os dados da feição, complementando as informações de um cenário. Podem ser usando de fontes externas ao Geocloud, basta fornecer o endereço e os parâmetros para acesso;
  • Barra de Ferramentas: Aqui os usuários têm os controles para vetorizar e editar geometrias, criar buffers, unir, mover e copiar geometrias. Estas ferramentas são habilitadas de acordo com o Papel do Usuário, não importando o Cenário;
  • Mapas Base: São similares aos Temas de Referência, mas ao invés de se sobreporem aos dados das layers, eles são informações de base, como diferentes imagens de satélite, drones, raster ou mesmo serviços como OpenStreetMap, Google Maps, Here, etc.

cenario-detalhes

Em nosso estudo de caso, cada técnico da equipe terá um cenário para si e mais um para o gerente, para evitar que eles alterem a estrutura das layers afetando o trabalho dos outros. Sendo assim, criaremos um cenário com a estrutura básica de layers e depois duplicaremos, aplicando as permissões nas cópias.

Captura de tela 2014-09-23 17.12.56

Agora temos todas os cenários que a equipe utilizará no o projeto. Semana que vem, Produção Colaborativa. Até mais!